Bandeira Tarifária: Confira as ultimas atualizações! – Safira Energia

Bandeira Tarifária: Confira as ultimas atualizações!

A agência reguladora ANEEL abriu a AP nº 8/2019 para coletar subsídios para nova metodologia de cálculo das bandeiras tarifárias e novos valores.
O cálculo considera a sazonalização das usinas do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), considerando dessa forma o movimento de mercado. E, segundo a agência a regra atual não traz a precisão para os consumidores na produção de energia no sistema e não captura o cenário real que vimos meses sem chuva em períodos relevantes, o que deveria representar a bandeira vermelha, porém com a atual metodologia foi a verde.
Com isso, a ANEEL sugere que a sazonalização para fins do cálculo da Bandeira Tarifária mantenha a consideração do risco hidrológico e do PLD, porém com a sazonalização FLAT (distribuição de montantes para todos os meses proporcional ao número de horas de cada mês).
Os cálculos* realizados pela Safira Energia preveem bandeira tarifária VERDE para abril de 2019, e considerando a nova metodologia a bandeira seria amarela.
E, os valores das bandeiras serão revistos, de acordo com números na tabela abaixo, mas que podem ser revistos com o término de período úmido.
Seguem as sugestões da agência reguladora e o possível impacto na tarifa:

Safira Energia

Safira Energia

Safira Energia há mais de dez anos. Dentro do universo complexo do Mercado Livre de Energia

Compartilhe