Startups participam do pitch day do programa de inovação da Safira Energia

07/05/18

Doze empresas disputam investimento de até R$ 500 mil. Projetos incentivados serão conhecidos na próxima semana

A Safira Energia, uma das principais comercializadoras e consultorias do mercado livre de energia no Brasil, realizou nesta quinta-feira (3/5) o pitch day no qual as startups finalistas do Programa Safira Inovação apresentaram seus projetos para uma banca examinadora. Os projetos agora passam por uma avaliação criteriosa dos diretores e executivos da empresa, e as startups que receberão o incentivo serão conhecidas na próxima semana.

Ao todo, 57 startups se inscreveram com projetos e soluções voltadas ao mercado de energia, e destas, 12 passaram para o pitch day. “O número de interessados nos surpreendeu muito positivamente, bem como a qualidade e a diversidade dos projetos apresentados na primeira fase, que ficaram bem acima das nossas expectativas”, revela o diretor executivo da Safira Energia, Mikio Kawai Junior. Segundo ele, essa amostra é uma prova de que o capital humano e intelectual das startups nacionais pode crescer ainda mais, se devidamente orientadas e incentivadas.

Cada startup teve 15 minutos para defender sua ideia e tentar convencer a banca de que a sua ideia é merecedora de parte dos R$ 500 mil que a Safira Energia destinou ao programa. “As apresentações foram muito bem elaboradas. Além disso, as empresas procuraram destacar a relevância de suas ideias para o desenvolvimento do setor energético”, destaca Kawai Junior.

Sete estados brasileiros estiveram representados na etapa final do programa. São Paulo é o que teve o maior número de projetos selecionados (4), seguido por Minas Gerais (3). Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também foram representados, com uma startup cada.

Além do aporte financeiro, espaço físico para trabalhar e acesso ao know-how da Safira Energia e ao mercado de energia, além de uma viagem para o Vale do Silício por projeto ganhador, cada startup vencedora na primeira edição Programa Safira Inovação terá a oportunidade de ampliar seu conhecimento a partir do contato direto com diretores, gerentes e especialistas da Safira Energia e receber feedback sobre a aderência da solução desenvolvida.

Confira a relação das startups finalistas do Programa Safira Inovação:

Empresa UF de Origem
BMS Tecnologia São Paulo / SP
Cartão Solar Itapema / SC
Cubi Energia São Paulo / SP
Ductor AGT São Paulo / SP
Enercred Pedralva / MG
Engia Rio de Janeiro / RJ
FoxIOT Santa Maria / RS
Go Green Boituva / SP
GreenPlug Advanced Curitiba / PR
Photontic Santa Rita do Sapucaí / MG
Prorec Montes Claros / MG
Sunne Energias Renováveis Fortaleza / CE

 

Sobre a Safira Energia

Atuando no mercado desde 2008, a Safira Energia é uma das principais comercializadoras e consultorias em análises, estratégias e soluções para o setor energético do Brasil. Atua em 3 frentes principais: Consultoria, Gestão e Comercialização, que entregam serviços para clientes atendidos tanto no mercado cativo como no mercado livre de energia. Apresenta mais de 3 GW médios sob sua gestão, entre geradores e consumidores livres.

Deixe aqui o seu comentário