Observatório Safira: Carga

30/10/18

– A região Sul apresentou uma geração hídrica inferior ao valor programado, devido à baixa carga e o controle hídrico das UHEs Gov. José Richa e Foz do Chapecó, apesar de apresentar um valor superior ao de ontem. Houve aumento da geração Eólica, devido às condições mais favoráveis de vento, assim o Sul voltou a enviar energia ao SIN.

– No submercado Sudeste a geração térmica foi inferior, acarretando assim em uma maior geração hidráulica. Contudo, a região permanece enviando energia ao sistema.

– Devido as condições de vento mais favoráveis na região Nordeste, houve uma melhora na geração eólica, assim como uma maior a geração fotovoltaica, resultando em uma menor geração hidráulica e térmica. Em relação a carga, devido ao seu maior valor, o submercado Nordeste recebeu uma maior quantidade de energia do SIN.

– A região Norte apresentou uma geração hidráulica superior, visando o controle de fluxo na interligação Sudeste/Norte, em razão da segurança energética para o Segundo Turno das Eleições, além disso a geração térmica permaneceu elevada na região. Desta forma, o submercado Norte enviou uma quantidade maior de energia ao SIN.

Deixe aqui o seu comentário