O que é a micro e minigeração distribuída? – Safira Energia

O que é a micro e minigeração distribuída?

A micro e a minigeração distribuída consistem na produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras que utilizam fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. (Definição Fonte: Aneel)
E elas se enquadram como micro ou mini de acordo com a potência.
Podemos dizer que 99% da micro e mini GD é fotovoltaica.
A agência reguladora, ANEEL, verificou que a potência instalada dos micros e minigeradores distribuídos até meados de 2018 ultrapassou o valor projetado.

Mas qual a necessidade de rever a regulação da micro e mini geração distribuída?
Atualmente quando o consumidor, que possui a GD, gera mais que o seu próprio consumo, essa diferença é compensada integralmente em relação a tarifa. Logo, surgiu a necessidade de aprimorar a regulação para que o consumidor que não tenha GD seja onerado com alguns custos provenientes dessa situação.
Portanto, o objetivo dessa audiência pública é verificar uma alternativa de incidência que não seja em todas as componentes da tarifa, logo não onere o consumidor cativo, e também uma solução que não perca a atratividade da GD.
A proposta da ANEEL nessa AP é que até determinada potência instalada de micro e mini GD seja mantida a regra atual, e posteriormente seja implementada alguma outra forma de valoração da energia injetada na rede considerando as componentes da tarifa.
“Em resumo, a estratégia apresentada nesta AIR permitiria que o mercado de geração distribuída se desenvolvesse (chegando a 1,25 GW de sistemas remotos e a 3,365 GW de sistemas de compensação local antes de qualquer mudança das regras atualmente vigentes), alcançando quase 22 GW em 2035, o que representa mais que a potência instalada das usinas hidrelétricas de Itaipu Binacional, Santo Antônio e Jirau juntas. Isso equivale a mais de 13% da capacidade de geração total instalada no país atualmente, com redução de emissão de CO2 da ordem de 74 milhões de toneladas e com uma geração estimada de quase 550 mil empregos no período analisado. ” (Fonte AIR: AP nº 01/2019 – ANEEL).


Safira Energia

Safira Energia

Safira Energia há mais de dez anos. Dentro do universo complexo do Mercado Livre de Energia

Compartilhe