Meteorologia da semana

15/08/18

No último fim de semana o tempo ficou estável e sem chuvas em grande parte do SIN. Um sistema de alta pressão influenciou o tempo nas bacias dos subsistemas Sul e Sudeste, sem registro de chuvas relevantes. Foram registradas chuvas na bacia do Tocantins e Xingu, no subsistema Norte, mas com acumulados pequenos. A precipitação de maior relevância aconteceu no oeste da bacia do Amazonas, no submercado Norte, devido ao calor e umidade elevados da região. A situação atual mostra ausência de nebulosidade em quase todo o SIN, com nuvens apenas na bacia do São Francisco, no subsistema Nordeste, e nas bacias do Tocantins e Amazonas, no submercado Norte. Nos próximos dias os modelos utilizados pelo ONS estão divergindo, com o modelo ETA prevendo chuvas nas bacias do submercado Norte e nas bacias do Paranaíba, Grande e Tietê, no submercado Sudeste, enquanto o modelo GEFS não mostra previsão de chuva. É possível que aconteçam chuvas bem isoladas nessas bacias, mas com acumulados sem relevância.

Na próxima semana operativa a tendência é que grande parte do SIN continue com tempo estável, mas as chuvas devem retornar ao subsistema Sul. O avanço de uma frente fria pelo subsistema Sul pode provocar precipitação em todas as bacias na primeira metade da semana. Depois desse
período as chuvas não estão descartadas, mas devem acontecer de maneira mais isolada. Nas demais bacias do SIN o tempo deve ficar estável e sem chuvas relevantes.

Deixe aqui o seu comentário